Quem começou a praticar, ou até quem já pratica algum tipo de atividade física, sabe como a musculatura fica dolorida nos dias seguintes à sua prática. O que pouca gente sabe é que isto é um processo absolutamente natural e que não deve ser encarado com preocupação, desde que esteja em níveis considerados normais. Cientificamente esta dor é chamada de Dor Muscular Tardia, e vou explicar neste post porque ela ocorre e quando você deve ou não se preocupar com ela, além do que fazer para amenizá-la.
A Dor Muscular Tardia (DOMS) surge cerca de 8 horas depois da prática da atividade física, aumentando de intensidade nas próximas 24 a 48 horas e diminuindo progressivamente após 72 horas. Suas causas são muito discutidas no meio acadêmico, mas o que já se sabe ao certo é que ela não tem relação com o acúmulo de ácido lático, como se acreditava anteriormente. Isto porque o ácido lático acumulado durante a atividade é completamente removido em aproximadamente 1 hora e meia após a atividade.
Hoje acredita-se que as principais causas desta dor são: uma pequena inflamação ocasionada por microlesões nas miofibrilas; estiramento excessivo do tecido conjuntivo do músculo; alteração no mecanismo celular de entrada e saída de cálcio ou vários fatores conjugados. Ela é mais comum entre praticantes de exercícios de força, visto que está mais relacionada com a intensidade do exercício do que com a sua duração. Alguns estudos indicam também que ela está mais relacionada com as contrações excêntricas.
Esta "dorzinha" não só é famosa como é alvo de confusão principalmente por parte dos praticantes de musculação. Baseados na frase "No pain no gain" de Arnold Schwarzenegger, que foi erroneamente interpretada como "sem dor não há ganho", os praticantes não respeitam os próprios limites por acreditar que não estão tendo os devidos resultados. Na verdade, o que ele quis dizer foi que sem "sofrimento" não há ganho, sendo que sofrimento está no sentido de esforço, dedicação, e não de dor. É possível sim ter ganhos sem dor. Por outro lado, a presença da Dor Muscular Tardia - em níveis controlados - indica que o estímulo do treinamento foi dado além daquele para o qual já há adaptação por parte do organismo, e todos nós sabemos que é preciso superar esta adaptação para que tenhamos resultados. O que cabe aqui no final das contas é o bom senso.
Preciso me preocupar? Quais são os sintomas?
Ela é perfeitamente normal e não há motivo para se preocupar, desde que esteja ocorrendo em níveis normais. Para saber se a dor que você está sentindo pode ser considerada normal, ou se trata-se de uma lesão, verifique os sintomas mais comuns:
- Rigidez muscular;
- Sensibilidade ao toque;
- Diminuição da amplitude do movimento;
- Incapacidade de gerar força máxima (ocasionada pela dor, e não fisiologicamente).
Se a dor que você está sentindo está intensa ao ponto de prejudicar as atividades cotidianas, e se continua forte após 72 horas, você deve se preocupar e consultar um médico para ver se não houve algum tipo de lesão mais séria.
Mas não há nada que eu possa fazer para aliviar essas dores?
Já foram estudadas diversas formas de tratamento, embora nenhuma delas tenha eficiência comprovada: massagem, alongamentos passivos e estáticos, acupuntura e antiinflamatórios. Os melhores resultados têm sido percebidos com a crioterapia (tratamento com gelo), e com a prática de atividades físicas regenerativas, ou seja, em intensidade bem mais leve que aquela que originou a dor. Esta estratégia tem mostrado mais resultados que a recuperação passiva (repouso).
É isso. E aí, gostou? Restou alguma dúvida? Deixe seu comentário!
Gostou deste post? Compartilhe:
| Tweetar |
|
RSS/Feed:
Twitter:
Facebook:








Assine nosso Feed
Curta no Facebook
Siga no Twitter
11 comentários:
ótima matéria. Divulgando no twitter.
abraços
Vânia Almeida
www.cuidandodocorpo.com
Obrigado Profª. Vânia!
Adorei!
Gostei muito, sofro com esta dor toda semana, pois realizo treino de musculação só aos sábados, ou seja, toda semana fico dolorida.
Elogiar novamente a forma da sua escrita de fácil entendimento e não fugindo o cientifico nem preciso não é mesmo? O texto está muito bom, explicativo e é algo que acontece com frequência nos praticantes de atividade. A propósito muito legal a mudança do blog, a visualização está ótima, parabéns!
muito esclarecedora esta materia! obrigado!
e isto ai
como nos so falamos o certo jadeson
Olá,
gostei muito das explicações.
abraço
Paulo
Olá Eduardo,
Adorei a matéria,estou com 36 anos e depois que tive uma primeira filha estou a tres anos parada e bem acima do peso.Mas, comecei a pular corda a quase duas semanas e vou entrar na academia para fazer musculação.Depois que comecei a pular corda estou sentido muitas dores no osso frontal da panturilha vc sabe me disser se isto é normal e doi mais a panturilha da esquerda. Desde de ja agradeço pela atenção e pessoas como vc faz a gente ficar mais animada enfrentar o sedentarismo.
Olá,
O que você está sentindo muito provavelmente é um problema conhecido popularmente como "canelite", que pode ser uma inflamação na tíbia (osso da canela) ou até uma fratura por stress. Normalmente é ocasionado por calçados inadequados e sobrepeso. Aconselho que consulte um ortopedista.
A propósito, tenho um rascunho a respeito deste tema, assim que finalizar vou publicar aqui no blog.
Postar um comentário